Europeus podem medir qualidade do ar com o smartphone


O objetivo é simples: mapear a poluição do ar em diversas cidades europeias. Para isso, o Instituto de Ciências Fotónicas e o Centro de Investigação em Epidemiologia Ambiental lançaram uma campanha para que os cidadãos meçam a qualidade do ar através dos seus "smartphones". Segundo o jornal espanhol "El Mundo", basta instalar uma aplicação gratuita e anexar o dispositivo medidor iSPEX ao celular.

Os participantes são instruídos a apontar o "smartphone" em direção ao céu, quando estiver limpo. É através da combinação entre a câmara, sensores, computação e comunicações do celularl que serão medidas minúsculas partículas da atmosfera - também conhecidas como aerossóis.

As medições efetuadas com a câmara podem fornecer informações únicas sobre as propriedades das partículas no ar - quantidade, tamanho e o tipo de partículas - e assim é possível avaliar o impacto dos aerossóis atmosféricos na saúde e no ambiente.

Segundo o "Science Daily", o dispositivo encaixa apenas dos modelos iPhones 4, 4S, 5 e 5S. A campanha que pretende alarmar para os malefícios da poluição no ambiente e na saúde humana está a ser desenvolvida em Barcelona, Paris, Londres, Manchester, Milão, Roma, Berlim, Copenhaga, Belgrado e Atenas.

Fonte: Jornal de Notícias


Featured Posts
Posts Are Coming Soon
Stay tuned...
Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Silvestre Ambiental LTDA

Rua Alcides Codeceira, 167 - Iputinga. Recife, PE. CEP 50800-090

CNPJ: 21.225.905/0001-30

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle